16 outubro, 2012

MAIS  UMA COROA PARA A MINHA  E-TERNA RAINHA  


Difícil escrever sobre a minha mãe. A famosa Gui, dona dos olhos mais verdes e do sorriso mais bonito desse mundo. Desculpe-me, mas está pra nascer mulher igual nesse século. Porque Guilhermina é Mulher com Eme maíuculo. Eme de Mãe. Eme de Maravilha. Eme de Mágica. (E bota mágica nisso!) Uma super-heroína? Não, nem tanto. Gui gosta do que é imoral, ilegal ou engorda (embora seja a pessoa mais correta que eu conheça). Na verdade, ela é mulher no ponto certo. Pronta pra encantar. Pronta pra acalmar. Pronta pra botar pra quebrar. Está sempre com os braços abertos, o café na mesa, a alegria na cara. Embora quase-perfeita, ela tem aquela simplicidade que nega: "que bobagem, eu não sou nada disso". E eu escuto ela falar e fico quieta, pensando: ah, se Vinicius de Moraes te conhecesse, mãe! Se ele lesse a poesia que eu vejo em seus olhos...  Ah, "se todos fossem no mundo iguais a você".
Gui é isso aí, quem conhece, sabe. Ela é música. Arte. Colo. Abraço apertado. E Salto alto. Libriana de carterinha, ela  nasceu pra fazer festa. Com suas caras, bocas e trejeitos, ela é referência. Ponto de apoio. Equilíbrio e panos-quentes. A verdade é que ninguém saber SER como Guilhermina é. Inteira. Completa. Dona de múltiplos talentos e carinhos fabricados por ela mesma. Precisa de inspiração? Olhe um segundo para ela. Mas antes, prepare-se! Guilhermina vicia e só faz bem. Depois de conhecê-la, você vai sempre se lembrar: taí uma mulher que sabe das coisas. E ela sabe! Sabe por sentir, mesmo antes de pensar.  Minha Corujticha (como eu a apelidei há tempos atrás) tem o sexto sentido aguçado. Descobre minhas vontades, decifra meus humores, faz o impossível para me ver feliz. E eu SOU! Devo minha melhor parte a ela, que me ensinou a viver de um jeito apaixonado e cheio de virtudes. Ela me mostrou que existem - sim! - alminhas bonitas no mundo que valem nossas dores, cores e (tantos) amores. Com ela aprendi a andar com minhas próprias pernas, aprendi a acreditar, aprendi a amar e a receber, aprendi a afirmar: amanhã será bem melhor, SARAVÁ!!
Gui é assim: poesia que não pára. Tons. Pausas. Letras.  E uma leve tristeza disfarçada. Gui é minha melhor frase. Meu melhor verso. Minha canção perfeita. Minha lua. Minha mais divina luz. Minha inspiração. Refrão e desabafo.
Passo dias pensando: o que fazer para deixá-la um pouco (ou um tanto) mais feliz? Foi aí que descobri. Sendo feliz, primeiramente. Acho lindo e simples isso. Ao contrário do que possa parecer, não é egoísmo. O amor se recicla e nunca é desperdiçado. A gente vê o outro feliz e - instantaneamente - fica feliz também. Já sentiu? É PERFEITO! Por isso, devo confessar: o que me faz acordar todos os dias com um sorriso estampado na cara é saber que posso fazer minha Guizola sorrir. (E - porque não? - ás vezes, também, chorar). Cada conquista, cada emoção (pequena, média ou grande) é um presente meu pra ela. Um agradecimento (lá do fundo do coração)  pela sorte de ter o maior de todos os presentes já ganhos: A PRESENÇA DELA EM MINHA VIDA


PARABÉNS, MAMI!



Para ver e ouvir:


Para ficar mais saudável:
Receita de bolo de farinha de banana verde da Nutricêutica:



Para dias de TPM:
Pavê de bombom: http://tvg.globo.com/receitas/pave-de-bombom-4d50a13b52e0b252bc00413f



Dicas dos leitores: o livro "A dama das Camélias (dica da Raquel Peraçolo).

Para esconder espinhas! Dicas da Vic Ceridono:




Para anotar no caderninho:

"Oh, Lord, desça daí, faça alguma coisa, que aqui embaixo trocaram o abstrato pelo concreto e não demora estarão pedindo a parte deles em dinheiro". (Martha Medeiros) 

"O amor pode ser bom, pode durar para sempre, mas sozinho não dá conta do recado. O amor é grande, mas não é dois. É preciso convocar uma turma de sentimentos para amparar esse amor que carrega o ônus da onipotência. O amor até pode nos bastar, mas ele próprio não se basta." (Martha Medeiros)


www.facebook.com/naosouobrigado














5 comentários:

Anônimo disse...

Lindo seu texto..!
Cada palavra com tanta descrição que é ate fácil imaginar a famosa Guilhermina.
BeiJOo kamyla!

Fêh Zenatto disse...

Lindo demais o texto, Fer!
Lembrei da minha mãe demais, cada uma com seu jeitinho especial!

http://www.blogcoisaetal.blogspot.com

Juliana Cruz disse...

super criativo

Sara disse...

Olá, que lindo blog, palavras que nos enchem ouvidos e coração. Estou lendo tudo, e cada pedaço de você exposto aqui é suave e genuino. Pensei que devias ser a Fernanda Mel, tens palavras doces menina. Lindo!

Barbara disse...

Amei seu blog, ja estou te seguindo claro!! Fiz um blog hoje mais voltado para o universo dos esmaltes, dá uma passadinha lá, espero que goste, beijos!!

http://nuvemdeesmalte.blogspot.com.br/