22 julho, 2015

Passe Livre

Coluna Amanda Jéssica



Amigo homem

Eu sempre tive a sorte de ter amigos homens. Não sei se pelo meu jeito meio 'desbocado' ou se pela minha impaciência com "qual roupa você vai usar?" e afins. Sério, eu não sou dessas. Não curto horas no telefone conversando sobre o cabelo de alguém. Nem sou do tipo que passa horas se trocando, pensando nas mil combinações possíveis de bolsa e sapato. Sequer entendo de moda. E, tampouco, sei diferenciar uma californiana de um ombré hair. Minhas poucas - e boas,  graças a Deus! - amigas sabem: não suporto mimimi. Sim, elas sabem. Mas, às vezes, ainda me olham com um jeito esquisito de "por que você é assim?". A verdade é que esse meu jeito meio masculino, meio inusitado, me fez ver o outro lado da moeda. Se, por um lado, umas tantas se distanciaram, por outro, eu descobri, no homem, um amigo sem igual. Não me critiquem - ou me critiquem - mas o fato é que amizade masculina é o que há de melhor no mundo! É sincera, leal e protetora. Não tem meias verdades. É objetiva. Vai direto ao ponto. Sem “é, você tá fofinha, mas já emagrece”. Aqui, o negócio é “você tá uma baleia. Ou perde os quilos ou perde o namorado”. Sem rodeios. Eles não ligam se você tá feia, descabelada e de TPM. Aguentam gritos, dão gritos. Deixam que você fale mal deles. E você fala. Mas não deixa ninguém falar. E “ai” de quem falar mal de você pra eles. Onde eles estiverem, você também está. Se você não foi à aula, eles fazem o trabalho por você. Nem ligam. Depois, você faz outro por eles. Sem cobrança. Leve. Plena. Serena. Assim é amizade de homem.  Penso, às vezes, que nasci no sexo errado. Mas ninguém me aguentaria homem. E meus amigos me aguentam assim, mulher, com um lado masculino à flor da pele. E, mesmo assim, não esquecem a delicadeza - que nem eu tenho - quando ela é necessária. Ombro de amigo homem é diferente. Ouvidos, também. Chorar pra amigo homem é chorar pra si mesma. E revigora.  Sabem dar gritos. Sabem abraçar. E sabem cuidar como ninguém! Sentem ciúmes sem segundas intenções. Puro instinto protetor.  Não precisam demonstrar, dizer “eu te amo”, nem elogiar. Só precisam estar ali. E sempre estão. Amigo homem não falta. E mostra quão besta é a historia de que amizade entre homem e mulher não existe. Pura hipocrisia. Tenho amigos homens. E não sei viver sem eles.

- Amanda Jéssica
@amandajessicab
@coisasdestavida_

Nenhum comentário: