18 janeiro, 2012

CRÔNICAS DIGITAIS: CRIANÇA



Ficha Técnica:

Direção/fotografia/edição: Marinho Antunes
Texto: Fernanda Mello
Assistente de direção: Sérgio Oliveira
Produção de moda: Migui´s (essa blusa fofa é da loja Merci)
Apoio Make: Ana Karina V. de Assis
Produtora: Estúdio Pro
Apoio: M1 Station 

ps: Gravei essa crônica digital pois ela está no meu livro e foi a segunda mais pedida no Facebook (esse ano ainda não gravamos, mas prometo que logo teremos crônicas digitais inéditas, ok?). Quem quiser ler o texto na íntegra, aí vai:


FOLHINHA DE ABACATE NINGUÉM ME COMBATE!

Eu sou criança. E vou crescer assim. Gosto de abraçar apertado, sentir alegria inteira, inventar mundos, inventar amores. O simples me faz rir, o complicado me aborrece. O mundo pra mim é grande, não entendo como moro em um planeta que gira sem parar, nem como funciona o fax. Verdade seja dita: entender, eu entendo. Mas não faz diferença, os dias passam rápido, existe a tal gravidade, papéis entram e saem de máquinas, ninguém sabe ao certo quem descobriu a cor. (Têm coisas que não precisam ser explicadas. Pelo menos para mim). Tenho um coração maior do que eu, nunca sei a minha altura, tenho o tamanho de um sonho. E o sonho escreve a minha vida que às vezes eu risco, rabisco, embolo e jogo debaixo da cama (pra descansar a alma e dormir sossegada). 
Coragem eu tenho um monte. Mas medo eu tenho poucos. Tenho medo de Jornal Nacional, de lagartixa branca, de maionese vencida, tenho medo das pessoas, tenho medo de mim. Minha bagunça mora aqui dentro, pensamentos dormem e acordam, nunca sei a hora certa. Mas uma coisa eu digo: eu não paro. Perco o rumo, ralo o joelho, bato de frente com a cara na porta: sei aonde quero chegar, mesmo sem saber como. E vou. Sempre me pergunto quanto falta, se está perto, com que letra começa, se vai ter fim, se vai dar certo. Sempre questiono se você está feliz, se eu estou bonita, se vou ganhar estrelinha, se posso levar pra casa, se eu posso te levar pra mim. Não gosto de meias-palavras, de gente morna, nem de amar em silêncio. Aprendi que palavra é igual oração: tem que ser inteira senão perde a força. E força não há de faltar porque – aqui dentro – eu carrego o meu mundo. Sou menina levada, sou criança crescida com contas para pagar. E mesmo pequena, não deixo de crescer. Trabalho igual gente grande, fico séria, traço metas. Mas quando chega a hora do recreio, aí vou eu... Escrevo escondido, faço manha, tomo sorvete no pote, choro quando dói, choro quando não dói. E eu amo. Amo igual criança. Amo com os olhos vidrados, amo com todas as letras. A-M-O. Sem restrições. Sem medo. Sem frases cortadas. Quer me entender? Não precisa. Quer me fazer feliz? Me dê um chocolate, um bilhete, um brinde que você ganhou e não gostou, uma mentira bonita pra me fazer sonhar. Não importa. Todo dia é dia de ser criança e criança não liga pra preço, pra laço de fita e cartão com relevo. Criança gosta mesmo é de beijo, abraço e surpresa!


36 comentários:

Niara Husein Lena disse...

Suspeita para falar desta crônica que amo tanto!
"(...)se posso levar pra casa, se posso te levar pra mim."
Sucesso sempre, linda!

JasonJr. disse...

:D :D :D

Rubia S M Trevisol disse...

Engraçado como sempre os finais das suas crônicas me deixam arrepiada... Mesmo que eu já saiba o texto de cor e fale junto com você... Rs. Querida!! Beijos, Rúbia. :)

Bárbara Mardakis disse...

Adorei muitão! Me identifico com tudo que vc escreve, sou sua fã de carteirinha! Parabéns pelo seu trabalho, é Lindo e de arrancar sorrisos com a maior sutileza que existe =)

Aline disse...

Lindo, Fernanda!

JA disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
MyllaButterfly disse...

Adoro suas crônicas digitais, trabalho perfeito, afinal suas palavras ditas vão direto para o nosso coração e faz com que a gente reflita sobre os reflexos de nossas verdadeiras almas. Um grande abraço e ficamos no aguardo da próxima! ;)

Paolla Milnyczul disse...

Lindissima essa sua crônica, lindissima mesmo!!!
Beijos,

Paolla

http://licordeamora.blogspot.com

Gustavo disse...

"O simples me faz rir, o complicado me aborrece" #áriesFeelings

Unknown disse...

linda!! simples assim!!

Letícia Vieira disse...

Amei, parabéns!!!!

Anônimo disse...

ser criança é a chave ...

Kellica disse...

Muito especial esta crônica! e todos nós adultos temos um pouco de criança pra curtir e aprender! Bjs Kellica

Camila Cristina disse...

Eu descobri você no site depoisdosquinze.com e me encantei co seu trabalho.
Eu também gosto de escrever e ler, tenho um blog onde posto meus textos e dou sugestões de livros, autores... e eu falei de você no último post, olha lá: www.textodacamila.blogspot.com

Parabéns pelo trabalho, virei fã!

Beijos..

Anônimo disse...

Olá Fernanda... Bom dia querida!
Que lindo texto!
Somos tantas em uma só... e eternas crianças!
Adoro passar aqui e me encher de sentimentos bons, que aquecem a alma.
Beijos cheio de carinho!
Lorena Viana
pequena-prendiz.blogspot.com

Layanne Rezende ★ disse...

Levei um trecho dela pro meu Baú.
A tampa está sempre aberta, apareça por lá.

Luísa Scheid disse...

Todo mundo cresce, mas só alguns têm a coragem de mostrar que ainda é aquela criança. (:

Que lindo; li e reli umas três vezes, e assisti o vídeo duas vezes.
Muito legal, gostei bastante.
Parabéns, muito sucesso para você.

Andrea Silva disse...

Oi Fernanda!!! Achei tao lindo, que vou postar no meu blog: aoredordomundoedentrodemim Lindo, lindo!!!

DESIGNER CRIAÇÃO E DESENVOLVIMENTO disse...

Olá Fernanda Mello!

Eu, até então, não tinha visto nada seu na net. O vídeo, esse, foi um daqueles que, plagiando o Brito / Titãs - Epitáfio, me surpreendeu enquanto eu andava distraído. Gostei bastante. Eu acho que ainda não deixei de ser totalmente babaca! As oportunidades de fato, oportunidades que eu reconheço como oportunidades, são e foram poucas. Fui tal como descreve seu vídeo quando afirma que o cara vai até o inferno quando está afim. Tenho 39 anos e digo que ainda não obtive sucesso. A vida acontece e acontecemos com ela, e, não sei explicar se é que isso é possível, porque a mulher diz NÃO! Mulheres para "diversão" tive algumas, mas, as que eu de fato quis, não obtive êxito. Penso que determinadas coisas, por mais que você se esforce, elas não acontecem, isso não é fato, regra, apenas, não acontecem. A vida segue! Continuo acreditando, mas, não mais com aquele entusiasmo juvenil. Não fica assim: "tanto faz se der deu e nem plena convicção!". Me apresento e o resto eu não sei.
Muito bom sue vídeo.
abraço
Mauro

Vending Machine services Canada disse...

CAN Vending Solutions puts tremendous emphasis on customer service as we put our customers first. At CAN Vending, we understand that our success will come from the satisfaction of our customers and their staff/members. At CAN Vending, we will make recommendations to our customers about the best drinks and snacks.

Health club Toronto disse...

The post is very informative. It is a pleasure reading it. I have also bookmarked you for checking out new posts.

Security Guard Mississauga disse...

Interforce International offers Security Guard Patrols, Security Guard Service, Unarmed Security Guards, Security Patrol Service and much more!

veterinarians in gta disse...

It is a pleasure going through your post. I have bookmarked you to check out new stuff from your side.

air conditioner repair houston disse...

5Star AC Filter is full service air-conditioning & heating company serving Katy & greater Houston area. We are all about air – cool air, warm air, clean air & high efficiency air conditioning at our lowest possible cost. With our certified expert technicians, your satisfaction guaranteed.s

Furnace repair Brampton disse...

There are many heating and air conditioning systems to choose from today. By contacting Apple wood you have access to an in-depth knowledge of heating and air conditioning; and experience to help you decide on the system that best fits your specific needs.

tutoring toronto disse...

We are truthfully a unique knowledge experience! If you are not acquainted with our company and your first contact with us is online we would be pleased to hear from you!

stucco toronto disse...

PRO-DNA CONTRACTING uses enviromentally friendly products. projects will start and finish on time, projects will be conducted in a clean and neat work enviroment; we perform every project to the highest level of quality preserving, customers affordability.

scrap dealer disse...

Scrap Dealer Delhi is a leader in the trading of ferrous and non-ferrous metals. We pride ourselves on our customer service and place great importance on finding the right solution for customer.

Mississauga Insulation disse...

Four Seasons Insulation provides only the best insulation products and its service territory includes Toronto the Greater Toronto Area and Peterborough and Kawarthas. Our highly trained and courteous installation experts will complete your work on time, on budget and with minimal interruption to your home or business. Four Seasons Insulation has better insulating properties than other common home and industrial insulating materials.

Mississauga Insulation disse...

Four Seasons Insulation provides only the best insulation products and its service territory includes Toronto the Greater Toronto Area and Peterborough and Kawarthas. Our highly trained and courteous installation experts will complete your work on time, on budget and with minimal interruption to your home or business. Four Seasons Insulation has better insulating properties than other common home and industrial insulating materials.

printed indian kurtis disse...

We provide Hand block printed Indian long kurtas and kurtis. Our clothes are traditional at the same time contemporary.

Yoga tilburgyoga disse...

Ons Yoga Studio bevindt zich in het Centrum van Tilburg waar we traditionele indiaase Yoga lessen en Meditatie cursussen geven. De Yoga les is physiek inspannend en de Hatha Yoga Asana oefeningen vragen om een intense geestelijke activiteit.

Hand block disse...

We provide Hand block printed Indian long kurtas and kurtis. Our clothes are traditional at the same time contemporary.

Web Design, website design disse...

Based in Singapore, Hong Kong, China since 2005, BackZtage Media is a leading Ecommerce & Corporate Website Design and Interactive Digital Marketing agency with an extensive range of services.

scrap traders disse...

After the partition of India and Pakistan Scrap dealer Delhi's family came to India and they had no source of livelihood
so they started with a very small scale business of buying and selling the recycled junk.

scrap dealer, scrap dealer delhi disse...

Scrap Dealer Delhi is a leader in the trading of ferrous and non-ferrous metals. We pride ourselves on our customer service and place great importance on finding the right solution for customer.