03 janeiro, 2012

(...)

Primeira página sempre causa certo desconforto.
Encantamento. Medo. Excitação.
Sentimentos dignos somente de grandes estreias.
Está tudo ali: disponível. Em branco.
À espera da palavra. Da promessa. Do grande ato inaugural.

(Escrever é um abismo.)

Por isso começo sempre na segunda página.
Que na verdade é primeira mas funciona sem ser.
É como se o peso da responsabilidade desse uma volta
e me permitisse escrever sem medo de violentar o vazio.

Palavras me inventam.

(O que será que eu reservei para mim?)




do meu livro Princesa de Rua




Para ler:
Ganhei o “Mundo de Sofia” da minha querida leitora Rê Heyre. Estou amando e recomendo (muito!) para quem se interessa pela história da filosofia. No momento, me encontro frustrada porque de Platão fomos rápido demais para Aristóteles e eu me identifico demais com Platão, queria que Sofia se aprofundasse mais nele (rs)... Alguma dica de livro sobre Platão?

Para assistir:
Toda vez eu me esqueço desse, um dos meus preferidos: Vicky Cristina Barcelona, do Woody Allen.

Para ouvir:
Dave Grohl and Norah Jones - Maybe I'm Amazed:

Confira as tendências para seu signo solar e ascendente em 2012: http://www.personare.com.br/revista/voce-e-o-futuro/materia/1980/previsoes-para-os-signos-em-2012

Para ficar saudável:
Indico o açúcar mascavo ligth Nutrilev da Nutricêutica, que eu ganhei semana passada. Uma boa opção para quem quer ficar em forma,  mas faz questão de manter o sabor do açúcar mascavo. Tem 80% menos calorias e é uma associação de açúcar mascavo com sucralose, podendo ser consumido por crianças, adultos e grávidas. Adoça 5 vezes mais que o açúcar comum e é um dos meus produtos preferidos da Nutricêutica. No café fica perfeito!

Para comprinhas online:
Lojinha cheia de fofurices: http://www.giftexpress.com.br/

Para não errar na dieta:

Dicas da mamãe:
- Como tirar manchas de caneta esferográfica: 
Umedeça um pedaço de algodão em leite ou álcool e deixe sobre a mancha, substituindo sempre que a parte da tinta tiver ser transferido para ele. Repita até que toda a mancha tenha saído.

- Como acabar com as traças (eu faço isso para não dar traça nos meus livros, super aprovado!):
É só espalhar nos armários e gavetas um pouco de pimenta-do-reino em grão + cravo da índia (faço uma trouxinha com tule e amarro!) ou naftalina.

- Como tirar cheiro de cigarro dos cinzeiros:
Lave-os com água e vinagre sempre.

Dicas dos leitores:
Blog da Pamela Moreno Santiago: http://oleitor2.blogspot.com/ e o Blog do Ru: www.eusoqueriaumcafe.com/

Para acreditar:
“As coisas agora vão começar a acontecer, é meio tipo imã, uma coisinha vai magnetizando outra e outra e outra, você vai ver.” (Caio F. Abreu)

Para anotar na agenda:
"Covardia é acumular as opções, nunca escolher, nunca errar, sequer ter algo para se arrepender." (Fabrício Carpinejar)



29 comentários:

MyllaButterfly disse...

Então.. mais do que nunca, religiosamente, visitarei sua página durante o ano de 2012. Adoro suas dicas, suas palavras falando, enfim, sobre a vida.
Obrigada por ceder do seu tempo, por dar asas ao seu dom para fazer com que sintamos cada momento, de uma forma diferente, em forma de poesia, pois devemos apenas isso: sentir... enquanto temos vida! Abraço!!!

Paulo Rocha disse...

"Confesso que você ainda é o primeiro pensamento quando alguém me diz: Faz um pedido." (Caio F. Abreu)

"O que tem de ser, tem muita força. Ninguém precisa se assustar com a distância, os afastamentos que acontecem. Tudo volta! E voltam mais bonitas, mais maduras, voltam quando tem de voltar, voltam quando é pra ser."
(Caio F. Abreu)

JasonJr. disse...

ahhh!!! Num vô nem falar do clipe!!! *-*

Fernanda Mello disse...

hahahaha! adoro que você vem assistir aos clipes! pode deixar sugestões também, já que parece que temos gosto parecido! :)

AquilesMarchel disse...

eita que demais primeira visita aqui
escrever é mesmo um abismo mas tbm é tabua de salvação né?


o mundo de sofia esta na minha estante aguardando..ouçla cascadura mesmo estando outro lado bu seu novo leitor

Fernanda Guimarães disse...

Oi, Fê. Adoro seu blog e seus textos. Acesso sempre na busca por inspiração, mas nem sempre me sinto inspirada para comentar. rs...

Hoje, por acaso, achei um livro de Platão que parei de ler no meio do ano passado - apareceram outros livros mais "fáceis" e ele foi ficando esquecido. Peguei sem querer na estante e, por coincidência (será que existe such a thing?!), vi que você estava interessada justamente no meu filósofo preferido. Então... a recomendação é pelo livro "O Banquete", um de seus mais belos diálogos que tem como tema central - veja só! - o amor.

Se eu conseguir terminá-lo a tempo, venho contar o que achei.

Aproveitando a deixa... um 2012 ainda mais maravilhoso, com muitas folhas em branco a serem lindamente preenchidas como só você sabe fazer.

Beijos,

Fernanda Guimarães

Unknown disse...

Amei Coração!!

Mundo de Sofia é sensacional, o mundo devia ler...
E tô levando todas as dicas de recomeços, e que seja sempre na segunda pagina, fada Fê... a primeira, que fique em branco pra que no final, a gente escreva o que aconteceu de melhor no nosso mundo!!
Linda e doce... beijos.

Rhuani disse...

Sou simplesmente sua fã, Fê.
Muito mais sucesso nesse 2012. Parabéns!

Fernanda Mello disse...

Obrigada, queridos!!! Adorei a dica, Fernanda! Vou comprar essa semana, assim que terminar o Mundo de Sofia, começo ele... Estou muito apaixonada por Platão e acho que ele pode me ajudar a escrever sobre amor... Será? I HOPE!

Gustavo disse...

Banquete é mesmo um ótimo livro. Ótimo pra ver quão errada é a interpretação do senso comum sobre o conceito do "amor platônico". Assim que você terminar de ler o Banquete tem que obrigatoriamente começar a ler o MELHOR livro dele, a República. O verdadeiro amor do Platão nasce no Banquete, mas se expande no A República. Lá ele fala do amor pelo saber, pela alma, pelo que a alma do ser humano pode ter de melhor em termos de valores... coragem, sabedoria, justiça... Fala sobre as virtudes, sobre a influência da arte na educação do homem... Enfim, é demais! A República é sem dúvida a melhor obra dele. Você vai adorar! E olha que prefiro o discipulo do teu queridinho, Aristóteles. Acho que ele corrigiu muitos pontos da filosofia "doida" do Platão. 

Trilha sonora pra acompanhar a leitura:
http://www.youtube.com/watch?v=fPb6O52_rYU&feature=youtube_gdata_player

Thiagø disse...

É, seu blog tem informações muito relevantes, mas não acho que a primeira página causa um desconforto, ou medo, ou excitação. Por favor não me encare como um chatonildo longe de mim isso, mas se observar bem o branco é puro, o branco é limpo, o branco é paz, começar um texto em algo que proporcione isso não seria fácil?

Escrever pode ser um abismo sim, mas tudo depende da sua inspiração e transpiração não é verdade? E quanto ao começar na segunda página? pode ser legal, mas a segunda página também está em branco, e mesmo que queira fugir da responsabilidade ela nunca fugirá de vossa senhoria, violentar o vazio é violentar o nada, e da um soco no vento é o mesmo que bater no nada, e o nada é sempre assim "NADA", o que reservou pra você eu posso imaginar, uma poesia linda que tens medo de começar.

Thiago Bastos

Paolla Milnyczul disse...

Fernanda, adoro ler, e olha só, um livro genial esse que voce ganhou!!!
Indico um - não sobre Platão, infelizmente - que ganhei tambem e do qual estou gostado muito de ler: "Cartas entre amigos - sobre medos comteporâneos" de Fabio de Melo e Gabriel Chalita!!

Paolla

http://licordeamora.blogspot.com

Paulo Rocha disse...

"Quando as pessoas se importam umas com as outras sempre dão um jeito de fazer as coisas darem certo." (Nicholas Sparks)

"Você sempre tem uma escolha. Algumas pessoas apenas fazem a escolha errada."(Nicholas Sparks)

"O que é verdadeiro volta? Não. O que é verdadeiro não vai. O que é verdadeiro permanece." (Nicholas Sparks)

Anônimo disse...

Olá, bom dia Fernanda!

Então, eu tenho visto algumas coisas suas pelo mundo virtual e, além da identificação imediata, eu diria que algumas coisas suas mais parecem ser minhas (risos)

Bom, se tratando de indicação sobre Platão, que, aliás, eu também amooo... Eu te indicaria "O Banquete" caso ainda não tenhas lido...

Beijoss!!!

Paulo Rocha disse...

Oi Fê,
dá uma força aí pra nossa banda que tá (re)começando! \o/
Vida Real [Estúdio Transamérica] http://www.youtube.com/watch?v=Dxx_2nS4Qa8

Primeira Pessoa disse...

não sei se conhece, mas a lucina tem uma belíssima canção com o nome do seu blog. a zélia duncan também gravou.

grande abraço do

r.

Edsantos disse...

Sou seu fan ^^... E o livro "O mundo de Sophia", foi o livro mais rápido que já li, não consegui parar e virei a noite!!!

Te amo e sempre estarei dando umas zoiadas por aqui. :D

Vending Machine services Canada disse...

CAN Vending Solutions puts tremendous emphasis on customer service as we put our customers first. At CAN Vending, we understand that our success will come from the satisfaction of our customers and their staff/members. At CAN Vending, we will make recommendations to our customers about the best drinks and snacks.

Health club Toronto disse...

The post is very informative. It is a pleasure reading it. I have also bookmarked you for checking out new posts.

Security Guard Mississauga disse...

Interforce International offers Security Guard Patrols, Security Guard Service, Unarmed Security Guards, Security Patrol Service and much more!

veterinarians in gta disse...

It is a pleasure going through your post. I have bookmarked you to check out new stuff from your side.

air conditioner repair houston disse...

5Star AC Filter is full service air-conditioning & heating company serving Katy & greater Houston area. We are all about air – cool air, warm air, clean air & high efficiency air conditioning at our lowest possible cost. With our certified expert technicians, your satisfaction guaranteed.s

Furnace repair Brampton disse...

There are many heating and air conditioning systems to choose from today. By contacting Apple wood you have access to an in-depth knowledge of heating and air conditioning; and experience to help you decide on the system that best fits your specific needs.

tutoring toronto disse...

We are truthfully a unique knowledge experience! If you are not acquainted with our company and your first contact with us is online we would be pleased to hear from you!

stucco toronto disse...

PRO-DNA CONTRACTING uses enviromentally friendly products. projects will start and finish on time, projects will be conducted in a clean and neat work enviroment; we perform every project to the highest level of quality preserving, customers affordability.

scrap dealer disse...

Scrap Dealer Delhi is a leader in the trading of ferrous and non-ferrous metals. We pride ourselves on our customer service and place great importance on finding the right solution for customer.

Mississauga Insulation disse...

Four Seasons Insulation provides only the best insulation products and its service territory includes Toronto the Greater Toronto Area and Peterborough and Kawarthas. Our highly trained and courteous installation experts will complete your work on time, on budget and with minimal interruption to your home or business. Four Seasons Insulation has better insulating properties than other common home and industrial insulating materials.

scrap dealer disse...

After the partition of India and Pakistan Scrap dealer Delhi's family came to India and they had no source of livelihood
so they started with a very small scale business of buying and selling the recycled junk.

printed indian kurtis disse...

We provide Hand block printed Indian long kurtas and kurtis. Our clothes are traditional at the same time contemporary.