01 setembro, 2009


O DOCE LADO DA INVEJA

Não há como fugir: alguma hora, a grama do vizinho é – e sempre será - mais verde. Não adianta termos o que precisamos. Estamos sempre em busca de mais. Não importa se não nos cabe, não interessa se aquilo não nos trouxer a menor alegria no final. A verdade é que sem auto-conhecimento e sem simplicidade, a vida pode parecer pequena demais diante de tanto sonho. E o sentimento que fica? Uma insatisfação ali, uma inveja que volta-e-meia a gente tenta esconder. E a gente jura de pé junto que não sente nada de ruim no peito. Afinal, crescemos com a idéia de que tudo isso é feio. Muito feio. É, eu concordo que inveja é um sentimento vagabundo. Mas, se prestarmos atenção, é possível transformar o tal pecado em algo bem mais proveitoso. Quer ver só? Sentiu um incômodo ao saber que sua amiga foi promovida e ganhou um aumento inacreditável? Bom, pra começar, sorria. De coração. Recicle o sentimento dentro de você. Comemore com ela, pegue-a como exemplo e transforme aquelas invejazinha em pura fonte de inspiração. Mas, entenda uma coisa: a ordem não é copiar ninguém. (Afinal, onde está sua personalidade?). Encontre seu estilo, seu jeito de lidar com a vida, suas próprias limitações. Descubra-se. Se aceite. E mãos à obra!
Eu, por exemplo, invejo deliciosamente a escritora Adélia Prado. Cada frase dela é, para mim, um abalo no meu possível orgulho, um aviso que eu ainda não estou preparada, um ensinamento contínuo de que – sim! - podemos ser melhores a cada linha.
Pois bem. Era isso o que eu queria dizer em tempos de muitos pecados e ligeiras confissões. Sentimentos pouco nobres habitam todos nós e não há como fugir disso. O importante é o que iremos fazer com eles. E o que eles poderão fazer com a gente. (Se deixarmos).




Esse post é dedicado a todas as minhas ex-amigas.
Garotas, cuidem de suas próprias vidas!

35 comentários:

Vanessa disse...

Inveja é um sentimento ruim mesmo, mas acredite, só os melhores são invejados. E você, possuidora de tantos talentos, estára sempre sujeita a isso. Mas o bom mesmo é abstrair e pedir a Deus que toda negatividade seja mandada para bem longe de você.

Muita positividade na sua vida e muito mais sucesso.

Não tenho blog,mas sempre dou uma passadinha para ler o que você tem à dizer. Adoro suas palavras.

Beijos

Anônimo disse...

Aristóteles fala muito bem sobre a inveja, ele fala da inveja, desejar que o outro não tenho o que ele tem, sentimento sempre negativo e fala também da emulação, desejar ter também o que o outro tem, sentimento que nos vela a crescer. Acho que você sente emulação, Fê (risos). Inveja é algo impossível a alguém como você! Beijos!

Quem quiser ler o livro do Aristóteles que fala sobre isso ele se chama "Retórica das paixões".

Unknown disse...

rsrsrs, adorei!
Os cães ladram e a carruagem passa!

Unknown disse...

Dá um desconto pra suas ex-amigas Fê!
É impossível não sentir inveja de você! Linda, inteligente, com um carisma único e ainda por cima humilde! Vai ser perfeita assim lá longe!!! rs
Brincadeiras a parte, o que eu sinto é uma inveja deliciosa como você disse e muita admiração!
Parabéns pelo livro lindo!

Anônimo disse...

É INVEJA É UM SENTIMENTO MUITO RUIM MESMO,AGORA AS SUAS EX AMIGAS QUE ME PERDOEM.........
NÃO SABEM A PESSOA MARAVILHOSA,QUERIDA, LINDA, ESCRITORA.......ENFIM TUDO DE MARAVILHOSO EM UM ÚNICO SER.....VOCÊ, O QUE PERDERAM.... AI NÃO TEM COMO ELAS NÃO FICAREM COM INVEJA... DE QUEM HOJE SÃO SUAS AMIGAS AHAHAHAHH......
SINTO POR TI UM ENORME CARINHO, DELICIOSO, E SEM INVEJA... POIS O SEU SUCESSO, ME FAZ FICAR MUITO FELIZ POR TI.....
PARABÉNS,.... VC MERECE.....
PRIN... PRIN..

ALE ALEMMMMMMMMMMMM disse...

É INVEJA É UM SENTIMENTO MUITO RUIM MESMO,AGORA AS SUAS EX AMIGAS QUE ME PERDOEM.........
NÃO SABEM A PESSOA MARAVILHOSA,QUERIDA, LINDA, ESCRITORA.......ENFIM TUDO DE MARAVILHOSO EM UM ÚNICO SER.....VOCÊ, O QUE PERDERAM.... AI NÃO TEM COMO ELAS NÃO FICAREM COM INVEJA... DE QUEM HOJE SÃO SUAS AMIGAS AHAHAHAHH......
SINTO POR TI UM ENORME CARINHO, DELICIOSO, E SEM INVEJA... POIS O SEU SUCESSO, ME FAZ FICAR MUITO FELIZ POR TI.....
PARABÉNS,.... VC MERECE.....
PRIN... PRIN..

Karina balde disse...

Ameiiiiii... Nada de inveja... Gostei do "descubra-se. Se aceite. E mãos à obra! Admirar é uma coisa querer ser a pessoa é outra... NÃO ROLA!!!

E temos quer fazer faxina mesmo de pessoas... infelizmente! É nessa faxina que a gente cresce e aprende! e como APRENDE!

Te Amo Fê!!!!!!!!!!

Karina Balde

Anônimo disse...

É o que a minha terapeura diz, inveja é normal, o que você faz com ela é que pode não ser, ou simplesmente ser, trabalhar para ter o que vc quer e fazer do seu jeito.

Mais no que depender de mim, todos MORRAM DE INVEJA porque eu sou muito mais eu... na luta, na corrida por algo realmente melhor.

Beijos e sucesso FE, nos vemos em SP.

- Kátia Brito - SJC SP

Deise Eller Gomes disse...

Parabéns, Fernanda! És demais da conta! Sou tua fã.

ULTRA MUSIC disse...

Inveja é foda mesmo. Todos nós sentimos. Até a Angelina Jolie com aquela aparência, aquele marido e todo o sucesso e dinheiro, deve invejar alguém que leva uma vida mais simples. É normal, super humano...
O que não vale é tentar atrapalhar a outra pessoa, falar mal, tentar convencer os outros (e a si mesmo) que aquela pessoa invejada não é tudo isso!
Se alguém tem algo que vc quer, que tal descobrir como ela conseguiu? E mereceu? Que tal correr atrás dos seus próprios objetivos, sempre lembrando que semeamos o que colhemos e que nada na vida acontece por acaso.
E cuidado com o que vc inveja!... o que faz o outro feliz nem sempre será bom para nós.

Ana Luíza disse...

Isso aí, inveja é um sentimento muito ruim!
Fernanda, parabéns pelo seu trabalho, você arrasa, flor!

Anônimo disse...

FALOU TUDO !

SEJA MTO FELIZ, FÊ !

BJS
FE NOVAK

Ana Paula disse...

Pensei mto sobre inveja qdo fui comprar um esmalte e tinha uma cor: Inveja Boa, hahaha

Outros a chamam de Inveja branca. Mas inveja é inveja e como diz zuenir ventura, um mal secreto.

Abs

Paula Hanser disse...

Concordo que o importante é o que certos snetimentos fazem com a gente e o que fazemos deles, você sempre arrasa!

Bêjosss

Mila disse...

Quem nunca sentiu inveja que atire a primeira pedra!!
O negócio é transformar ela em algo proveitoso...

E nem fala em ex-amiga! Tem gente que é muito paia mesmo!!

Thay disse...

Eu sempre desconfiei que suas 'ex-amigas' tinham inveja de você, Fe!
Inveja é um sentimento vagabundo mesmo ne?
Adoreeeeeeeei o texto!
beijoooo :)

Unknown disse...

Adorei, Fê, de verdade! Tenho passado por situações que me fizeram gostar ainda mais desse texto!
Ah, e eu invejo deliciosamente a escritora Fernanda Mello, conhece? rs
Paz, amor e sucesso!
Bjos,
Paulinha

Priscila Rôde disse...

Estava com saudade dos teus textos!
A inveja é tão complicada, assumí - la então.. nem se fala!
Como você mesma falou Fê (você sempre diz as coisas certas),o importante é reciclar esse sentimento tão vagabundo transformando - o em algo proveitoso!

Adorei, como sempre!

João Lenjob disse...

Ah... a Keillinha já havia me falado de você. Também escrevo, componho.. gostaria que visitasse meu blog. Beijos!!

João Lenjob.

Unknown disse...

Realmente, a inveja não faz apenas vilões nos palcos.

Sheilinha disse...

Nossaaa!!! To encantada com seus textos. Cada palavra encaixa perfeitamente !!!

Quero ser assim quando crescer(risos)

Parabens !!!

Unknown disse...

Que coisa mais lindaaaaa Fêee
adoreiii demaiss....
bjuuuss vc e demais viu!!!

Walter Filho disse...

Recado bem mandado! Temq ter inveja né, só pra não perder o costume.;)

Fabiana Serrate disse...

Fê...
Põe na lista!!!
E nunca se esqueça:
"A grama do vizinho é sempre mais verde... Até a gente descobrir que ela é artificial!"

kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk!!!!

Beijocas Dinda

Margarethrosef disse...

Olá Fernanda!

Quero lhe parabenizar pelo sucesso merecido...gosto de ler o que voce escreve e faz tempo rezo por voce...que teu caminho seja repleto de luz e flor.Belos dias pra ti!!!

Éris disse...

Há pouco tempo uma grande amiga e blogueira de plantão me mandou um de teus textos e fiquei completamente encantada. Hoje, estudando na frente do computador, tive a " brilhante " idéia de procurar um blog seu no google, e olha só!! Gente lenta é uma perdição...
Inveja é algo com que se é preciso conviver. Incomoda, muito, e não só a quem sente, mas ao alvo também. Ainda assim, a "inveja boa" merece ser reconhecida, como a que tenho das dezenas de blogueiros e escritores maravilhosos com quem cruzei. Um estímulo, sem dúvida! Parabéns pelo seu blog, virarei uma seguidora fiel!

Gabriela Moraes de Lima disse...

Oie Fernanda
Tenho lido seu blog a algum tempo, te acho incrivelmente fantastica. Você me inspirou muitas vezes e até "roubei" umas das suas frases pra minha vida.
Adoro escrever, mas os percausios da vida me levaram a um diploma de contabilidade, nada haver pra quem já fez psicologia, mas enfim... essa sou eu!
Depois de algum tempo criei coragem e fiz um blog, nào tenho a escrita perfeita, mas todos dizem que quando estou inspirada escrevo coisas legais... de uma certa forma você me incentivou, queria poder ter umas dicas suas... devo estar indo a São Paulo semana que vem... comprarei seu livro sem sombra de duvidas!
Beijos

Unknown disse...

Adorei o que você escreveu, não omitiu em nada, sim, sentimos, pois não somos puros o suficiente pra não sentir esse sentimento, por mais que ele seja feio, mas sentimos.

Seguindo teu blog, adoreeeeei.

Anonymous disse...

por isso se diz que o segredo da felicidade não termos o que gostamos, mas sim gostarmos do que temos !

Deia Valadares disse...

SEU BLOG É TUDO DE BOM!!!

BEIJOS

Kátia Brito disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Kátia Brito disse...

Esse texto é demais... minha terapeuta diz exatamente isso... ter inveja é normal, o que vc faz ou não com ela é que pode não ser.
Por isso, essas pessoas que sentem isso e não sabem lidar, que fiquem bem longe... bemmmmm longe.

Beijos

Lorena Morais disse...

Minha linda, você é sucesso em salto alto!
"Aponta pra fé e rema"

Camilinha Bispo disse...

Sim, inveja é comum a todos!
Agora ter sabedoria e dissernimento para moldar e transformá-la em apenas admiração e usá-la como incentivo para buscarmos o crescimento e o melhor para nós mesmos, aah isso é virtude de poucos!
Gostei do seu blog. Fiz o meu a pouquíssimo tempo. Adoro escrever e me identifiquei com seu blog, pois percebi que vc tem a mesma paixão.

Energias Positivas ;D
Um beeeijo ;*

replika tag heuer disse...

nehéz beszélni a Ming Órákról (legalábbis nekem), anélkül, hogy gondolkodnánk Ming Theinről is,rolex replika akit először megismertem a 2000-es évek elején, amikor ő és én mindketten relatív újonnan érkeztünk a horológiába, és nagyon sok mélységben voltak.replika patek philippe szenvedélyes és néha nagyon heves csereprogramok zajlanak a ThePuristS.com oldalon, és most a PuristsPro oldalon. A legtöbb, amiről beszéltünk, ma már az ókori történelem, többé-kevésbé,replika breitling de még mindig élénken emlékszem a vadul elképzelhető órák spekulatív terveire, amelyeket néha megosztott velünk, és meggyőződtem benne, hogy előbb vagy utóbb órát készít. , vagy az órák.