16 janeiro, 2009

MANIA DE GATO

É aquela velha história. Amor, pra mim, só dura em liberdade. Nasci pra ser livre e - quem quiser - que me deixe assim. Tenho dois pares de asas, um desejo infinito no peito e um lado druida que não se cala. Sou guerreira. Sou canceriana. Sou filha da lua. Quero sempre o vôo mais alto, a vista mais bonita, o beijo mais doce. Tenho um coração que quase me engole, uma força que nunca me deixa e uma rebeldia que às vezes me cega. Tenho um jeito de viver selvagem, mas sou mansa com quem merecer. Não gosto de café morno, de conversa mole, nem de noite sem estrela. Sou bem mais feliz que triste, mas às vezes fico distante. E me perco em mim como se não houvesse começo nem fim nessa coisa de pensar e achar explicação pra vida. Explicação mesmo, eu sei: não há. E me agarro no meu sentir porque, no fundo, só meu coração sabe. E esse mesmo coração que me guia e não quer grades nem cobranças, às vezes me deixa sem rumo, com uma interrogação bem no meio da frase: O que eu quero mesmo?
Por isso, eu te peço (de um jeito meio sem-vergonha, que é assim que eu costumo ser): se eu gostar de você, tenha a gentileza de não me deixar tão solta. Não me pergunte aonde vou, mas me peça pra voltar. Sou fácil de ler, mas não tente descobrir porque o mesmo refrão insiste em tocar tanto. Se eu gostar de você, tenha a delicadeza de também gostar de mim. E me deixe ser, assim, exatamente como eu sou. Meio gato, meio gente. Desconfiada. E independente. E adoradora de todos os luxos e lixos do mundo. Quer me prender? Nem tente. Quer me adorar? A escolha é sua, meu amigo, vá em frente!






ps: Na foto, Cazuza - meu gato - e eu.


(aproveitando a inspiração e total transpiração nesse dia quente de janeiro, aí vão mais umas linhas)...



COM O LIVRO NA BARRIGA...


Sabe uma das coisas mais bonitas que minha mãe me ensinou? Só sabe amar de verdade quem deixa que o outro SEJA. Putz. Acho isso a coisa mais foda do mundo! Isso é Amar com A maiúsculo, amor sem egoísmo e com total aceitação das nossas tantas imperfeições. É aí – bem nessa hora em que amamos “apesar de” - que fazemos nascer a coragem no outro. Coragem de ser melhor, de ajustar os tons, de se fazer conforme os próprios sonhos. Por isso – e por elas (as grandes mulheres da minha vida) – que hoje resolvi escrever esse texto. Porque finalmente vou lançar meu livro de crônicas, apesar de tantas contas vencidas, inseguranças acumuladas e noites em claro. Eu concordo que viver de letras é coisa de gente maluca, mas eu escolhi isso para a minha vida e não vou parar. Gostaria, portanto, de agradecer a todos que me apoiaram todo esse tempo, principalmente à Dona Guilhermina, minha madrinha Nena, Tutu, minhas grandes amigas, afilhada e minhas fiéis escudeiras Fá e Beta, que me deram colo, pagaram minha luz, leram todas minhas abobrinhas e deixarem que eu FOSSE, simplesmente. À essas maravilhosas mulheres, eu dedico meu futuro livro. Em breve, nas livrarias!





Ps: O livro será uma surpresa! Uma coletânea dos melhores textos do blog, crônicas e poesias inéditas, fotos, frases e outras delícias! Consegui patrocínio da Siemens, através da lei Rouanet. Quem tiver interesse (pessoa física ou jurídica) de entrar como segundo patrocinador ou apoio, é só mandar email para fernandamello2006@gmail.com. Mantenho todos informados sobre a data de lançamento. Obrigada pela força e um ano novo realmente NOVO para todos!

48 comentários:

Roberta Hack Mendes disse...

Palavras que chegam pisando duro e dizendo verdades poéticas... lindos teus textos... Sou tiete total de cada linha que tu escreve! Me identifico muito com o que tu escreve... Parabéns pelo trabalho e quero muito ler o livro.
Beijocas.
Beta! Que 2009 seja tudo de bom!

Anônimo disse...

Oii
Adoro mtoo seus textos... toda semana passo por aqui pra ver se tem algum texto novo!!!
Que bom q o livro vai sair... não vejo a hora!!
Bjoss... sucesso e mta inspiração para 2009!!!

Unknown disse...

Que alegria!!
Leio seu blog já há algum tempo e me identifico bastante com seus textos, você não imagina o quanto. Vou esperar ansiosamente pelo livro. Será uma honra lê-lo!
BeijOs

Vivian Maria disse...

Fê, parabéns pelo livro, bonita!! Há alguns anos acompanho tuas palavras, e vc arrasa!!
Eis aí um livro q com certeza ficará na minha cabeceira!
Beijos

Unknown disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Unknown disse...

Ei Fê!
Bom, infelizmente eu não tenho como entrar como patrocinadora...rs. Mas pode estar certa de que entro com a torcida e boas vibrações. Fico muito feliz com a notícia e não vejo a hora de ter seu livrinho aqui na minha cabeceira.
Parabéns!

Anônimo disse...

FÊÊÊ

Tu arrasa hein?! Parabéééns! Seus posts são MARAAAAA #)
Sou do Rio Grande do Sul e vou querer adquirir seu livro viu \õ/
será um sucesso, não tenho dúvidas disso :D

Beijão e um excelente final de semana ;*

Anônimo disse...

Não vejo a hora de ler seu livro. Já que não posso te ajudar como patrocinadora, pode ter certeza que na divulgação aqui no RJ, eu vou ajudar! E na torcida também!!! Muito boa sorte Fê. Beijos

Bruna disse...

Aah nem preciso dizer que quero saber quando o livro estiver disponível! hehe! Acho que a maior dificuldade de amar é entender que o outro e que nós mesmos não somos perfeitos e assim, aceitar os defeitos e ser paciente...

Beijos Fê!

Thaynara Tanure disse...

Fêee, que coisa mais linda, quase chorei.
Você não imagina o quanto eu fico feliz por saber que seu livro vai ser lançado ! Você merece, e merece todas as coisas boas desse mundo!

Graças a Deus que você resolveu ser maluca, viver de letras e compartilhar tanta poesia com a gente ! É uma coisa mais linda que a outra.
Estou curiosa pra ver o livro!!! =)

Amei o texto Fê, me encontrei aí no "mania de gato". Muito muito lindo!

beijo enoooorme, xuxu!

Anônimo disse...

Ahhhh... que T-U-D-O!!!! Já estou na espera do seu "filhinho" q há de ser tudibaummmmm!!!

Adoreiiiii os textos!!


BjOO!!

Anônimo disse...

Parabéns Fê !!

E já ansiosa...ou melhor, mais ansiosa pelo lançamento...

Bjs

Lorena Morais disse...

Meu Deeeeeeeus! QUE MARAVILHA!
2009 já começou com o melhor presente de todos os tempos. O livro da FERNANDA MELLO! Vou comprá-lo e vou mandar pelos Corrreiso pra você autografaar... rs Será que posso? rs
Parabéns Fer, sucesso sempree!

E como sempre suas palavras (MANIA DE GATO) correspondem aos momentos em que eu vivo.
Textos lindos, palavras magníficas!

Beijoos ;)

Unknown disse...

Lindaaaaaaaa... PARABENS! Vc merece tudo oq uee sta acontecendo e MUITO mais Fê!!!!!1
muuuuuuuuito Fê-liz por vc, sempre!

Anônimo disse...

Poxa Fernanda, que felicidade! Toda a sorte do mundo pra ti, e muito obrigada pela coragem de lançar o livro o que será um prazer para nós tê-la por escrito... Não deixe de nos avisar por favor, a galera feminina aqui do RJ torce por isso há tempos! Fique com Deus e toda luz para ti! Angélica ramosadv@hotmail.com

♥ Grazi ♥ disse...

Que alegria, esperei tanto por essa notícia! Avisa com atecedência sobre o lançamento que eu quero ir à BH especialmente p/ isso!
Bjos

Anônimo disse...

Ah minha pimpolha!!!a sua felicidade é a mesma que sinto!!!Que a *Princesa* suba nas prateleiras e não esquente lugar...e que outros venham com a mesma beleza e poesia!!!Vc merece o melhor!!!!bjs da Coru super orgulhosa....

Anônimo disse...

A MELHOR NOTÍCIA DO ANO: UMA LIVRO DA FERNANDA MELLO! Não vejo a hora de lê-lo!
E o texto, como sempre, PERFEITO!
Você é poesia. E eu acho lindo isso em você!
PARABÉNS! Você merece. E como merece...

Beeeeeeeeeijo ;*

Unknown disse...

Eu precisava ouvir um pouco dessas palavras!!!

=*

Anônimo disse...

Já me imagino devorando o livro...
Como devoro o blog, com a diferença que o livro eu posso carregar pra cima e pra baixo..
Não vejo a hora!!!
Parabéns, esperamos anciosos!

Ana Cris disse...

Amei teus textos e espero ansiosa pelo livro. Mais um para minha coleção!
Parabéns!

Isabel Cestas disse...

Que lindoo Fê, parabéns pelo livro tão esperado e agora a ansiedade aumenta para ter o livro em mãos...Lembro bem de um texto que vc fez em 2007, eu te contava minhas histórias e vc disse que ia fazer um texto pra mim!!!

"Meu coração é meu guia, meu instrumento é a palavra e minha inspiração é você.Será que só você não percebe?"

E deu certo viu, minha linda história de amor começou bem por ai...

Bjoooooooooooooooooo

Anônimo disse...

Não acreditooo que você vai enfim, fazer seu livroo!!! Ai to feliz! Sempreeee estou aqui no seu blog lendo cada pedacinho de palavras do coração, do seu coração, que tocam outros milhoes de corações! Parabéns nessa nova etapa. Já separei o lugar do seu livro na minha estante.

Anônimo disse...

Melhor noticia de 2009 saber que teu livro está chegando! Nem preciso falar da curiosidade, né?

Em fevereiro estarei em função de mandar meu livro para editores. Foi muito tempo escrevendo e revisando..vamos ver o que acontece agora. Ficaria muito feliz se depois vc lesse, tá Fê??!!

Bjão

Anônimo disse...

Olá Fê!
(desculpe a intimidade, rs)

Sou fã à distância e leitora compulsiva de suas frases e fases, rs. Não posso ajudar como patrocinadora mas gostaria muito de adquirir seu livro - sempre leio seu blog e sempre me encanto com sua forma de se descrever e descrever tudo ao teu redor - enfim, gostaria de saber se tem como separar um exemplar do livro para ser enviado para São Paulo/SP via sedex. Teria como?
Meu e-mail: s.gualtieri@yahoo.com.br

Beijos e ótima sorte com o livro e seu lançamento!

Dani disse...

Fernanda, descobri seu blog semana passa e devorei os textos. Com certeza o livro JÁ É sucesso e vou querer meu exemplar.

Parabéns pelo trabalho.

Bjs,
Dani

Anônimo disse...

Sistaaaaaaaaaaaaaaaaa
Coisa mais linda desse mundo...
Você é meu orgulho!!!
LOVE YOU!!!
Ka

Debora Jotta disse...

AAAAAAH, ALEGRIA QUE TRANSBORDA!!!!!!
Que felicidade esta notícia, Fê! Teu livro vai ser - com toda certeza - um ESCÂNDALO de sucesso!!!!!! :) Estarei aí pro lançamento, viu? Me avisa! Me mata de orgulho, xuxu!!!!!! Amo ver a tua realização!
LOVE U!!!
Beijo da sua sista carioca,
Dé.

Anônimo disse...

MANO DO CÉUUUUUUUU !!!!!!!! O livro da Fê vai sair ! Não creio !! Esperei tanto !! Mas pq vc deu a notícia antes de eu poder comprar ? Bagunça a minha ansiedade !!! kkkkkk

Tem previsão ??? Diz que sim !!!!

Beijos e MUITO SUCESSSOOOOOOO !

Anônimo disse...

Fernanda, sou de Goiânia e leio seu blog frequentemente ( por causa de VÁRIAS pessoas que me falaram da existência de tal) faz 1 ano e adoro seus textos. fiquei muito feliz de saber que irá ser lançado um livro seu. Comprarei com tooda a certeza. Muito sucesso, beijos.

Unknown disse...

Olá Fê!!
ja fazia algum tempo que não achavva tempo pra passear pelo seu blog, apesar de ama-lo, e hoje entro e me deparo com um texto que simplismente me descreve!!!
=O
agradeço a Deus que extista pessoas como vc que sabe retratar de forma simples e apaixonante o que somos!!!


P.S.1 Eu não vejo a hora do seu livro!!!
P.S.2 Seu texto ta no meu perfil (claro que com os devidos créditos)

Bjosssssss

Aninha/ SP

Anônimo disse...

uHUUUuuuuuuuuu!!!!!!!! Caraaaacoles que alegria!!!!!!!
Super parabéns amiga linda ... não vejo a hora de poder segurar esse livro. Namorar esse livro rsrs.. putz que festa! Fiquei muito muito muito feliz.
Super beijo

Anônimo disse...

Muito bom, adoooooro!!!!!
João Noronha

Anônimo disse...

Que ótimo, Fe!

Livro saindo do forno :):):)

Fico muito feliz!

Parabéns!!!

bjinhos

Lívia Goddard

Giuliana Tosi disse...

Meninaa, compro facilmente seu linvro, viu?

Somos publicitárias, confusas e cancerianas, gata! Adoro seu blog!

Roubo sempre algumas frases....

=*

Anônimo disse...

Oii.. nem sei como vim parar aki nesse blog..o fato eh q ja algum tempo venho lendo os seus textos e hj senti vontade d deixar um recadinho aki pra vc..porem prefiro n me identificar! Poxa..ainda bem que Papai do Ceu escolheu vc para ser uma malukinha que ama poesias para poder encantar a todos com esse seu dom.. tambem sou uma pessoa q amo escrever..tenho muita vontade de fazer jornalismo, e confesso q voce tem sido uma inspiração pra mim!
Tomara que voce consiga realizar todos os seus sonhos e que voce tenha muito sucesso nesse seu novo livro q vem por ai..e q vc tenha apoio para realizar muitos outros para q possamos todos nos enxergar nos seus textos..parece q vc tem um poukinho de cada leitor dentro de vc..vc consegue encantar a todoss!
Parabenss..!

Unknown disse...

Feeeee
Parabéns
Não vejo a hora de poder ver seu livro nas prateleiras pra deixar esse mundo com um pouco mais lindo com suas palavras...

Fê-licidades
bjao

Fabiana Gonçalves disse...

Fê, que lindoooo!!!! Fico feliz demais por ti e sonho um dia realizar esse meu sonho tb. Confesso que vc é minha inspiração pra continuar na luta. Todo sucesso do mundo pra ti... Beijos

http://fabianagoncalves.blogspot.com/

Anônimo disse...

Parabééns!Esse livro vais er mais que sucesso,pois teus textos,são tudo de lindos!! ;DDD

Anônimo disse...

Sempre que posso, mergulho em suas escritas! :)

Fernanda M. disse...

Nooossa fê ! que maravilha :) tô hiper-mega-supeeer feliz por você e por todos nós que vamos desfrutar dessa sua inteligência, suas palavras doces, seu amor expresso em cada texto ! que bom, e ainda bem que A GENTE TEM VOCÊ !
beijooos enormes (L)

Anônimo disse...

Parabeeens Fernanda você merece esse livro, suas poesias me inspiram. Com certeza vou comprar

NINO BELLIENY disse...

E ainda por cima ,gosta de gatos.VC existe?

Anônimo disse...

A cada palavra q leio da Fernanda eu me encontro. É um delicioso fato, enquanto procuro minha propria identidade e buscava entender o pq me via tao difrente de todas as cancerianas q sao descritas como princesas possessivas e tao presas a familia, passado e até a neuroses eu me via muito mais livre q as descrições e nesse texto foi um prazer ver q nao bem como dizem cancerianas sao bem mais do se limitam a dizer. Parabens AMEI

Amanda disse...

Oi Fernanda tudo jóia? Gostaria de pedir sua permissão pra postar seu texto Mania de Gato no meu profile do orkut.....eu li e me enxerguei nele, a única diferença é que sou virginiana. É a priemira vez que visito o blog e adorei...parabéns pelo seu trabalho.

Fernanda Mello disse...

Oi Amanda, claro que pode posta-lo no seu perfil, se puder colocar os creditos eu te agradeceria muito! Fico feliz que goste desse texto, é o que eu mais gosto , hehe! beijokas

Anônimo disse...

Adoro tudo que vc escreve, é profuundo.. rs.
Te seguindo ake.. dá uma passadinha lá no meu, bjinhus!
maniademulheer.blogspot.com

https://www.facebook.com/PullyDeracco disse...

Nossa Fernanda....copio e posto seus textos porque te incrível...poderosa mesmo. Beijos querida.