04 dezembro, 2008


Pelo inferno e o céu de todo dia...

(porque existem horas nessa vida que só a arte - ou o bom humor - podem nos salvar...)

Vim ao mundo para questionar. Para me entender. Para ser feliz. Por isso, escrevo. Palavras são minha terapia. Meu remédio. Meu ponto de fuga e encontro. Na arte, eu me busco. É lá que eu sempre estou. Procurando o verbo, indagando a letra, consolando a frase que chegou ao fim. Quer me conhecer? Me encontre naquele romance antigo, segundo parágrafo, mostrando que a solidão não deve se atravessar a sós. Talvez eu possa – e isso é quase certo – me mudar pros tons daquela bela música e por lá ficar: “feita de luz mas que de vento”... Ah, me desculpem os Jungs, Freuds e Lacans. Mas Chico Buarque me entenderia! Alguns artistas – e nisso incluo poetas, músicos e demais sonhadores - parecem conhecer a fundo a alma humana. Quando falam de si, mostram um pouco também de nós. Quem nunca pensou, ao menos por um segundo: essa canção foi feita pra mim? Eu já me apropriei de centenas de músicas (com o devido crédito ao autor, é claro), que dizia serem "minhas". Naquele momento, elas - e só elas - pareciam entender o que eu sentia. Letra por letra. Rima por rima. Em cada nota, um espanto. E uma sensação de pura comunhão com o mundo: é, eu não estou sozinha. A arte também foi feita pra unir. Pra protestar. Para seduzir. Por isso, passo a vida escrevendo. Lendo. Garimpando frases. Buscando o verso certo. A estrofe perfeita. Ou um conhecimento maior sobre mim mesma. Se estou conseguindo? Não sei. A arte nem sempre é bondosa. Um dia nos pega no colo e, no outro, nos faz enxergar o que ainda é difícil de ver. Mas tudo bem. Enquanto houver um poema pra nos consolar e uma boa canção pra nos comover, "a gente vai levando".





"Pra poesia que a gente não vive
Transformar o tédio em melodia"...
(Cazuza)

28 comentários:

Roberta Fofonka disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Roberta Fofonka disse...

"Quando falam de si, mostram um pouco também de nós. Quem nunca pensou, ao menos por um segundo: essa canção foi feita pra mim? "
Não apenas em canções e poesias, mas também em textos, parágrafos. Fernanda, é incrível como tu consegues passar sentimentos "comuns" com tanta simplicidade e bom humor... muito do que tu escreves eu também leio e penso: "será que foi feito pra mim?? " Sério, tá mais do que de parabéns.

Anônimo disse...

Pois é... músicas feitas para nós, personagens de livros com quem nos identificamos... é... Fernanda escreve pra mim!
rs.
Sou sua fã!

Obs: Fê, sinto falta do "viciada em sorvete de flocos" na sua descrição, lá no lembretinho amarelo!... rs.

Beijos.

Erika Aburaya.

Thaynara Tanure disse...

" Alguns artistas – e nisso incluo poetas, músicos e demais sonhadores - parecem conhecer a fundo a alma humana. Quando falam de si, mostram um pouco também de nós. " você é assim Fê, você escreve o que a gente sente e não sabe como falar ( ainda bem que a gente tem você pra falar por nós ).
aaaai que texto mais lindo, tá de parabéns, como sempre!
Arrasou Fê !!!
beiiiijos liiinda ! =)

mary ;) disse...

" Alguns artistas – e nisso incluo poetas, músicos e demais sonhadores - parecem conhecer a fundo a alma humana. Quando falam de si, mostram um pouco também de nós. " você é assim Fê, você escreve o que a gente sente e não sabe como falar ( ainda bem que a gente tem você pra falar por nós ).


[2]

ainda bem mesmo =)
texto maravilhoso!
beijos!
Mary

Anônimo disse...

http://tainafacofranklin.blogspot.com/

da uma olhadinha neste blog...

Fernanda Mello disse...

nossa, meninas, como tem gente sem noção nesse mundo! essa tainafacofranklin copiou meu blog inteirinho na página dela... é muita falta de respeito! Agora as pessoas do bem vão ficar prejudicadas por causa dessa baranga! (sorry, mas depois dessa tive que colocar um codigo de bloqueio). espero que entendam! beijos, fê

Anônimo disse...

Ah Fernanda vc como sempre dizendo tudo o que agente sente,de uma forma tão pura,tão simples,tão direta.Quando vc disse que já se apropriou de centenas de músicas.Me indentifiquei de uma tal maneira é o que eu sempre faço com uma música sua "o que eu tb não entendo" são sensaçoes q eu ñ sei explicar é muitooo bomm tudo isso Parabénnnsss...Continue escrevendo coisas linda assim sempre!!

Anônimo disse...

esse Rio te inspirou mesmo, q texto mais lindoooo.....temos que mudar pra lá rápido e cá pra nós, "ir levando" no Rio de Janeiro é muito mais facilll .....

Anônimo disse...

coisa mais liiiiiiiiiiiiinda!!! amei!

mortinha de saudade...

LOVE,
DÉ.

Si Cancello disse...

Gata, que coincidência (se é que elas existem...)Ontem, passei a noite ouvindo Chico Buarque, entre elas: "Futuros Amantes", "Terezinha", "João e Maria"... e pensei nisso, que enquanto tivermos letras como as dele, teremos terapia em massa...
Amei a "coincidência"!!
Bjs no coração.
Si Cancello

Anônimo disse...



Parabéns novamente....


Músicas falam por si sós e escrevem para gente.

E você escreve para os artistas....

Parabéns pelo texto.

Anônimo disse...

Músicas que falam por mim ...

Anônimo disse...

É preciso ressaltar que você é uma das 'artistas' que falam por nós.
Sou sua fã. =)
Beijos Fê.

A silenciosa disse...

Oi, Bonita!
Na maior parte das vezes entro em comunhão com as palavras que você consola. Não só as palavras, mas os corações. Ainda bem que você faz parte desse clube dos artistas que nos fazem suspirar e transpirar em cada verso!
Um beijoooooo
BógaBeta. Sempre te achando linda linda linda! E gritando: multiplica Senhor!!!!

Tainá Facó disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Paula Hanser disse...

E você sempre me comove! Porque o tanto que já me apropriei de suas letras, poemas (com devidos créditos!!!) não tá escrito no gibi hahaha!!!
Linda como sempre você!!
Bêjos

Unknown disse...

Excelente, muito bom como sempre, parabéns!!!

Anônimo disse...

ser teu pão
tua comida
todo amor
que houver nessa vida
ser qualquer coisa
que te de alegria.

exagerado...?!!


bjos e saudades!

Lorena Morais disse...

Assim como você encontra músicas feitas para você, nós nos encontramos em seus textos. É incrível como escreves sempre o que estamos vivenciando ou pensando. É como se decifrasse nossos momentos. rs
E realmente essas palavras nos salvam!
Não tem pra onde correr, mas toda pessoa tem sua música-tema ou texto-tema para os momentos em sua vida.
Entro pro clube 'Prefiro o Toddy ao tédio'... E que tudo na vida vi-re melodia!

Lindaa, como sempre suas palavras são um dos melhores temperos!
Sucesso sempre... e FELICIDADES!

*Da sua fã! =*

Fernanda disse...

Eu sempre digo q normalmente seus textos tb falam por mim...quem dera eu ter esse dom, lindo, de transformar pensamentos em palavras de um jeito tão único!! Ainda bem q a gente tem a gente MESMO!! Lov-u!! Saudades...
Beijo!

Anônimo disse...

Fê.... "Em cada nota, um espanto. E uma sensação de pura comunhão com o mundo: é, eu não estou sozinha."
Definitivamente... não estamos sozinhas!!!!
Lindaaaaaaaaaaa!!!!
Beijo!!!!

Anônimo disse...

È,vc veio ao mundo pra se questionar,pra se entender, pra ser feliz e me fazer muito mais felizzzzzzzzzzz!!!Obrigada minha linda Pimpolhinha...bjocas da Coru

Anônimo disse...

Você é diva, suas palavras inspiram a qualquer um. sou sua fã!! como você, há poucas por aí.
parabéns pelo sucesso!!

Anônimo disse...

Puuutz!!!... que texto lindo, fala tudo! Obrigado por você ser essa artista tão maravilhosa, que fala comigo todos os dias...
Arrasou Fê !!!
Beijo,

Metade de mim disse...

Eu me apropio de muitas musicas,muitas vezes de suas.E é quando escuto,leio,reflito e a lagrima pode até chegar a rolar e cá entre nós penso realmente que não estou sozinha!E que você continue escrevendo enquanto não se conhece por intero.Porque a cada texto eu acho um pedaço de mim,mulher,humana.

O texto é muuito foda :D

drikaiglesias disse...

Fe!!

To passando pra te desejar um feliz natal cheio de paz, saude, harmonia, alegrias!!!e que 2009 seja um ano repleto de conquistas e realizacoes!!

continue sendo essa musa inspiradora que tanto admiramos!!

bjsss
Drika Iglesias

Anônimo disse...

Your blog keeps getting better and better! Your older articles are not as good as newer ones you have a lot more creativity and originality now keep it up!