10 novembro, 2010

Tanto na terra, quanto no céu...

Para quem vive com a cabeça nas estrelas, não há desafio maior que manter os pés no chão. É a eterna luta em saber conciliar nossos opostos. Equilibrar o concreto e o abstrato. Saber o que é sonho possível. E o que é puro devaneio. Difícil? Devo dizer que bastante.

Nessas horas, ganha mais quem é sensato. Quem pondera. Quem pesa os prós e contras. E - devo acrescentar - quem acredita em si mesmo.

Mas realidade sem sonho não tem graça. Não tem vida. Não tem cor. Concordam? O inverso também vale. Sonhos são melhores quando se tem uma certa realidade imbutida. Aquela coisa de saber que é difícil, mas não impossível. É aí que mora o bom senso (primo-irmão do equilíbrio e autor de tantos feitos por aí).

Com sonhos a tiracolo e o bom senso nas mãos, mágicas – vira-e-mexe -acontecem. Palavras viram livros, rabiscos viram canções. Simples idéias se transformam em tudo o que a gente sempre quis. (Quer coisa melhor?). São nesses momentos que vida se mostra cheia de luz. De graça. E de significado. Tudo passa a valer a pena, apesar de todos os tropeços do caminho...

Bom, por que entrei nesse assunto? Porque sou uma das pessoas mais sonhadoras que eu conheço. Talvez não tenha virado escritora por acaso, vai saber... Sonhos são molas que nos impulsionam. São minha inspiração e força. São a minha fé. Ao meu ver, quem não sonha (nem que seja um pouco, quando ninguém está olhando), nunca se sente vivo de verdade.

Mas como tudo tem dois lados, é bom ficar de olhos abertos. Ou melhor: com os pés bem fincados no chão. Viver só de sonhos não basta. Quem se alimenta apenas de ilusão, perde a realidade da vida e se esconde em um mundo paralelo. Complicado, não? Também acho. Haja discernimento para viajar, se aventurar nas estrelas e saber a hora certa de voltar!

Por isso (como boa canceriana que sou), continuo com a cabeça na lua. O pensamento nas nuvens. E, por via das dúvidas, me belisco sempre para aterrissar. Afinal, quem disse que não podemos trazer pra terra o que criamos em nosso céu?





Crédito pelas fotos: Marinho Antunes
Local: Itacaré / BA

Ps: Descobri, com esta última viagem a Itacaré, que a realidade pode ser bem melhor que a imaginação. Um brinde, portanto, à minha escassa criatividade diante da beleza que é a vida! \o/!

Até semana que vem escreverei sobre a viagem. Aguarrrrrdem!

Ah, já ia esquecendo... Quem quiser aproveitar as promoções do livro no twitter, o endereço é www.twitter.com/fernandacmello Ou então, mandem um email para fernandamello2006@gmail.com que eu passo as coordenadas. O livro vai autografado e custa 35,00, depósito ou transferência pra minha conta corrente, FRETE GRÁTIS. 2 livros por 60,00 mais frete grátis. Beijos e inté!

19 comentários:

Marília Gavin disse...

Quanta delicadeza!
Fernanda, adoro quando tem post novo seu por aqui!
Nós, que somos fãs, nos deliciamos com as suas palavras, sempre tão bem expressadas...
Um beijão!

Kátia Brito disse...

Adorei... lindissimo como sempre Fê.

E as fotos ficaram maravilhosas. Que lua linda. Digna de uma diva.
Beijos

Cristiane disse...

Eu agora virei total sua fã né... vc fala de um jeito tao gostoso de ler e depois de refletir... palavras q marcam a gente!
Bjo,

Cris.

Jujú disse...

Lindo texto, lindas fotos...

Eu tb sou muito sonhadora (tb não virei atriz por acaso...rs), mas concordo com você, às vezes a realidade é MUITO melhor do que o mais louco sonhos!

Brindemos à isso!

P.S- Ah, vou querer mais um livro pra outra amiga, que faz niver no comecinho de dezembro. Te escrevo! Beijos

Victória Resende disse...

Dona Fernanda, eu mentiria se dissesse que não me surpreendo cada vez que venho aqui. Teu modo suave e doce de escrever sobre qualquer assunto me encanta. Parabéns por mais um lindo texto.
Devo também dizer que, no auge de meus 14 anos, estou toda metida a escritora. E devo isso a você. É, você. Depois que virei tua leitora, passei a ter mais gosto pela escrita.
E deixo meu sincero agradecimento a você, que torna meu dia e o de inúmeras pessoas melhor, com tuas palavras. Obrigada! (:

Ludmila Melgaço disse...

Ah, tava com saudade daqui Fê!

Essa coisa de viver sonhando é muito minha também, coisa de canceriana...

Mas o melhor é quando conseguimos trazer os nossos sonhos do nosso céu pra terra pra transformá-los em pura realidade.

Te brindo!

Anônimo disse...

Já estava sentindo falta de um texto novo por aqui. Adorei o post! As coisas que você escreve dão um pouco mais de inspiração à vida de cada um de seus leitores.

E sobre seu post, bom mesmo é quando sonho e realidade se chocam. Sempre rende felicidade!

Lanna Carvalho disse...

Tá vendo quando eu digo q sou super fã?!
Impossível entrar aqui e não se sentir agraciado por suas palavras...parace que fizerem vc, pra cada um de nós, que te adoramos! Se vc não existisse, daria um jeitinho de te inventar ! :)
Viva a vida! Viva a beleza da vida! Viva Você Fê! Vivaaa!

Lanna Carvalho disse...

Ah sim.. e nada como Itacaré pra lavar a alma né?! AMO esse lugar!

Ly Fernandes disse...

Nossa Fernanda, eu tinha ficado fascinada com essa foto no fb, só não sabia que ela ira estar acompanhada por esse texto maravilhoso...
Você escreve tão bem e de uma forma que nos faz entender e compreender tão bem.
Parabéns!

Renata disse...

Pessoas do mundo... Atenção!!! Fernanda está Fê:Liz.
Daí a beleza dos sonhos, dos textos e das fotos!
Melhor ainda, pelo que vejo nas entrelinhas, a Fê-licidade é real, conseguiu fundir as estrelas do céu com a areia sentida nos pés!
Eita coisa mais boa!
Arrasou!
Sou fã!
Beijoooooooooooooo

Fernanda Gallindo disse...

Post novoooooooooo!
Entro sempre por aqui na esperança de ver um postzinho novo, e hj tem!!! \o//
Impressionante sua sensibilidade em conseguir escrever tudo (ou quase!) o que o coração sussurra.
Me identifico com muiiiitos textos seus. Canceriana também né...
Estou lendo o Princesa de Rua e estou simplesmente AMANDO!!
Tô até tentando ler devagarzinho, aos poucos... pra não acabar logo! rs
E já tenho minha crônica preferida, até agora, a : Fê:liz!!!!
Beijos querida,
e continue nos presenteando com essa belas palavras!
Ahh as fotos? Perfeitas! Viva minha Bahia!!

Unknown disse...

Adoro meninas aplicadas que fazem o "para casa"!!!Parabéns minha fê-licidade...

Anônimo disse...

Lindo ... (O Texto), Lindas! (As fotos) e Linda... (Vc) ;D

Anônimo disse...

"o poeta é um fingi-dor, finge tão perfeitamente, que chega a fingir que é dor, a dor que deveras sente."

E "sonhos são como deuses, quando não se acredita neles, deixam de existir".

Você sonha bonito.. E isso a gente vê em cada palavra sua que toma vida própria e nos apropriamos com a sensação de que foi escrito pra nós mesmos!

Sempre senti isso te lendo. Sinto mais ainda agora.. Ainda bem que existem os poetas para reinventar a vida, e fazer a gente acreditar que os sonhos são possíveis!

Tanto na terra, quanto no céu!

Bjo meu no seu coração de lua! A lua sempre me fascinou! ;-)

Anônimo disse...

Quem escreveu acima fui eu!

Anaterra

Cintia disse...

Simplismente amei o post!!!
Perfeitoo!!!

Hunter S Thompson disse...

Fer tudo em voc~e é lindo...até seu pé. Te adoro em segredo. Um beijãozão enorme.

Anônimo disse...

Fernanda, começo meus comentários com um trecho da musica de Oswaldo Montenegro"travessuras"
...Me disseram que sonhar
Era ingênuo, e daí?...

Você é muito verdadeira em td q escreve, adoro os posts! Qto a Itacaré, é um dos lugares mais lindos que conheci tbm! Beijao
Kellica