28 outubro, 2011

É preciso saber desligar

Esqueça o trânsito caótico, a urucubaca política, a lista de compras para o natal, o tal balancete no final do ano. Deixe de lado a cobrança interna, a  dívida externa, a tão eterna dúvida. Viver é assim.  Não há como negar. Para ficar ligado é preciso saber desligar. Fácil? Nem tanto.  Descobrir qual é o seu tempo é tarefa nobre: exige um grande conhecimento sobre si mesmo. Portanto, esqueça o relógio. Seu tempo está dentro de você.  Chega de viver com a ansiedade no colo e o celular na mão. Não deixe a agenda ocupar - sem querer - o lugar do coração. Respeite sua hora. Desacelere. TURN OFF. Mais do que correr, é preciso saber parar. Não adianta viver no piloto-automático e deixar de sorrir. Nem tirar folga e levar uma enorme culpa dentro da mala. O mundo lá fora exige produtividade e imediatismo. Aqui dentro, corpo e alma pedem menos, muito menos. Como fazer, então, para conciliar tempos tão diferentes? A resposta não está em livros. Mas dentro de cada um. Quer tentar? Respire fundo. Desencane. Perca seu tempo com você!
É uma responsabilidade enorme desconectar-se, eu sei. Mas vida ao vivo é pra quem tem coragem. Coragem de arriscar. Cuidado em saber a hora certa de parar. Difícil? Pode ser. É um exercício diário que exige confiança e um amor incondicional por tudo o que somos e acreditamos. Uma aceitação suave dos próprios defeitos, um rir de si mesmo, um desaprender contínuo, um aprender sem fim sobre o que queremos da vida. Não importa se tudo parecer errado e o mundo virar a cara para você. Esqueça. Se esqueça. Hora de se perdoar. RENASÇA. Eu sei pouca coisa da vida, mas uma frase eu sigo à risca: é preciso respeitar o próprio tempo. E eu respeito! Acredito no que diz o silêncio na hora em que a mente cala. E meu silêncio - que não é mudo e também escreve -  dita com voz desafiante: confie em si mesma. Quebre a rigidez. Ouse. Brinque. Viva o final de ano com mais leveza. E - por favor - desligue-se. Só assim você vai transformar vida em letra e letra em vida. E ter coragem e fôlego pra ser VOCÊ, no momento em que o mundo te atropelar sem licença e disser: CHEGOU A HORA!





 - Para ler: 

“A Descoberta do mundo”, da querida Clarice Lispector. Me identifico tanto, parece que ela escreve para mim. Olhem isso: “Outro prazer que é normal é quando escrevo o que se chama de inspirada. O pequeno êxtase da palavra fluir junto do pensamento e do sentimento: nessa hora, como é BOM ser uma pessoa!”.
"Scar Tissue - A vida alucinada do vocalista dos Red Hot Chili Peppers”. Para mim, uma das melhores autobiografias já escritas, principalmente dos malucos do rock. No livro, kiedis não esconde nada de sua jornada, que nem sempre é tão glamourosa quanto a imprensa musical vende. Para quem gosta, vale a pena ler!


- Para ouvir no último volume:

“Wasting Ligth”, último CD do Foo Figthers e “Horses”, da Patti Smith, que ganhei de presente outro dia. PERFEITOS!


- Para assistir:

Quem me segue no twitter (ou convive comigo no mundo real), sabe que eu amo os filmes do Woody Allen. Esse ano, eu assisti “Tudo pode dar certo”, “Você vai conhecer o homem dos seus sonhos” e “Meia-Noite em Paris”. Recomendo todos os três, principalmente a comédia “Tudo pode dar certo”. Além de rir alto no cinema, a gente termina de assistir ao filme com aquela esperança boa de que as coisas podem (e vão!) melhorar. Delícia!


- Para a saúde:

Hoje em dia, todo mundo sabe dos poderes da linhaça em pó. Por isso, resolvi testar esse molho, para ver se minha salada do dia a dia ficava mais atraente! APROVADÍSSIMO! O modo de preparo é super fácil e fica uma delícia! Vamos lá? Ingredientes: 2 colheres (sopa) de sementes de linhaça marrom trituradas - Linape Nutricêutica, 2 dentes de alho amassados (5g), suco de 1 limão (30ml), 1 tomate sem pele e sem sementes (90g), ½ xícara (chá) de água (100ml), sal a gosto. Para preparar, é só bater os ingredientes em um processador e usar como tempero de salada verde. Rendimento: 12 colheres de sopa, com 10 calorias cada. :)


 - Fútil, mas útil:

Vocês conhecem o Bepantol, aquela pomada para assadura de criança? Pois bem. Ela contém vitamina B6 e é ótima para recuperar e hidratar lábios rachados, cutículas ressecadas e até amenizar olheiras. Para ver receitinhas (tem até para os cabelos!), só acessar: http://belezaesaude.dae.com.br/bepantol/


- Para anotar na agenda:

Goldberg, novo espetáculo do Ballet Jovem Palácio das Artes, será apresentado nos dias 12 e 13 de novembro, no Grande Teatro do Palácio das Artes, em Belo Horizonte. Tíndaro Silvano assina a criação e a concepção da coreografia, que foi inspirada nas Variações Goldberg feitas a partir das composições de Bach. Para saber mais, acesse: http://fcs.mg.gov.br/agenda/2311,ballet-jovem-palacio-das-artes.aspx 


- Para anotar no caderninho: 
“Eu disse a uma amiga: 
- A vida sempre superexigiu de mim.
Ela disse:
- Mas lembre-se de que você também superexige da vida. SIM”.

(Clarice Lispector, no livro “A descoberta do mundo”).


Um ótimo final de semana, turma!


25 outubro, 2011



- Para ler:

Quem me conhece, sabe que a Patti Smith está no topo da minha lista de “ídolos”. Por isso, indico o livro “Só garotos”: uma autobiografia muito bem escrita e nada convencional dessa poeta punk, que encontrou na arte (e no amor ao Robert Mapplethorpe) a razão da sua vida. MARAVILHOSO!

- Para ouvir no último volume: 

Adele 21, um CD que não sai do meu player. Para trabalhar. Para me inspirar. Para relaxar. A voz da Adele é incrivelmente doce. E forte. “Rolling In The Deep” é a minha preferida... ADORO!

- Para ver:

 “Quase famosos”, um filme semi-autobiográfico do diretor Cameron Crowe que, quando adolescente, também escreveu para a revista Rolling Stone e acompanhou parte da turnê da banda Led Zeppelin. A banda fictícia Stillwater, que aparece no filme, é uma mistura de três grupos que o diretor Cameron Crowe adorava: Led Zeppelin, The Allman Brothers Band e Lynyrd Skynyrd. Dizem que Penny Lane realmente existiu, e foi uma das primeiras paixões do diretor em sua juventude (e é a Babe Buell, mãe da atriz Liv Tyler). O filme é uma delícia e essa cena do ônibus é uma das minhas preferidas: http://www.youtube.com/watch?v=M3sezrD1AKY

  
- Para se sentir bem:

Para a saúde (e beleza) da pele, cabelos e unhas, recomendo o Gelape da Nutricêutica, uma gelatina hidrolisada, que aumenta a síntese de colágeno no organismo. Estou tomando o Gelape de Tangerina, 1 vez por dia, antes de dormir. Quem tiver interesse, é só comprar online no site.


- Para navegar:

O Blog da Chiara Gadaleta, “Ser sustentável com estilo” http://sersustentavelcomestilo.com.brUm espaço que fala sobre uma nova moda, que se preocupa com o consumo consciente, com o artesanato, com o comércio justo, a reciclagem e todas as questões do desenvolvimento sustentável. Muito bacana.

- Para ajudar:

Compre blusas, lenços ou pulseirinhas fofas no site Pense Rosa (http://www.penserosa.com.br/) e ajude na conscientização sobre a importância da detecção precoce do câncer de mama.

- Para anotar no caderninho:

“Tem coisas que Deus dá para a gente aprender. E tem coisas que Deus só dá quando a gente aprende”, de Stefano Cavalcante.


Ps: Hoje eu ganhei o CD “Horses”, da Patti  Smith (lindo, vem dentro de uma latinha!). Depois conto pra vocês. Por enquanto, estou só aqui, na minha "felicidade clandestina". :)

21 outubro, 2011

CRÔNICA DIGITAIS: PROMESSA-FUTURO


  

Ficha Técnica:

Direção/fotografia/edição: Marinho Antunes
Texto: Fernanda Mello
Assistente de direção: Sérgio Oliveira
Produção de moda: Migui´s
Produtora: Estúdio Pro
Apoio: M1 Station 


PROMESSA-FUTURO


Prometo não te ligar
Não escutar aquela música
Não olhar aquela foto
Que eu roubei de você.
Prometo nem mais te amar.

SEGUNDA-FEIRA EU COMEÇO.




Para dar um up depois da semana corrida, dicas para recarregar a bateria. E colocar mais poesia na vida.

- Para ler: 
Um dos meus preferidos, o livro “Secreta Mirada”, da minha amada Lya Luft.  Lá está sublinhado, com um coração ao lado: O que te posso dar é mais que tudo o que perdi: dou-te os meus ganhos”.  AMO!
Para quem prefere uma leitura mais rock´n roll, indico a biografia do Eric Clapton. Genial.

- Para ver (ou rever): 
O filme “Tão longe, tão perto” ( Faraway, So Close!, 1993), do diretor Wim Wenders, que conta a singela história de anjos que observam a capital alemã. Apesar dos anjos serem proibidos de interferir na vida humana, Cassiel quebra esta regra quando uma menininha cai do terraço de um prédio e ele corre para socorrê-la, o que o transforma em humano. Não sei o que é mais lindo: a fotografia do filme, a história (que nos lembra dos nossos anjos – eu acredito!), a doçura da Nastassja Kinski. Ou a música do U2 (que sempre me faz chorar).  Lindo demais!

- Para adoçar (sem pesar): 
Vamos combinar que existem horas que SÓ um chocolate para dar conta da gente, certo? Pois então. Ganhei o Achocolatado da Nutricêutica e resolvi testar a receita de brigadeiro ligth. Os ingredientes: 1 lata de leite condensado light, 1 colher de sopa rasa de Achocolatado Nutricêutica (ele é super concentrado!) e 1 colher de sopa rasa de margarina light. Modo de preparo: misture todos os ingredientes numa panela e mexa bem. Leve ao fogo até ferver e o fundo começar a soltar da panela. Detalhe que me fez delirar: este brigadeiro é reduzido em calorias, com 95% menos de gordura! Uma ótima solução para quem está de dieta (e de TPM).

- Para entrar no clima: 
Clipe da banda Transmissor, dirigido por Marinho Antunes. Morro de orgulho! 

- Fútil, mas útil: 
Achei essa dica no 2Beauty da Marina Smith. Lá eles ensinam como fazer um ótimo primer para fixar sombra, igual ao Mixing Medium da MAC. É fácil de fazer e funciona super bem (eu e minha irmã testamos e aderimos!).  Basta uma gotinha no pincel (lembre-se de retirar o excesso, se houver) e a sombra fixa nos olhos por muito mais tempo. A receita é simples. São três partes de água (mineral, de preferência) e uma parte de glicerina líquida pura (encontrada em farmácias). Como a mistura não contém conservantes, o ideal é fazer em pequenas levas e jogar fora o que restar depois de um mês. (Eu meço na própria tampinha da glicerina). Para ver o vídeo da Marina com o passo-a-passo, acesse: http://www.youtube.com/watch?v=S59CS1ma458&feature=player_embedded

- Para navegar: 
Indico dois sites totalmente diferentes, mas que eu sempre entro na hora do “meu recreio”. O Petiscos, da Júlia Petit, que fala sobre beleza, moda, viagem, música e outras delícias.  E o Fubiz, ótima fonte de inspiração para quem trabalha com vídeo e design (não é o meu caso, mas como meu namorado e irmã trabalham com isso, comecei a acessar por acaso e viciei).

- Para anotar no caderninho: 
Ela acreditava em anjo e, porque acreditava, eles existiam. (Clarice Lispector, no livro “A Hora da Estrela).
E, como hoje é sexta e eu estou animada (e inspirada!), outra frase para guardar: 
“Sorte é isso: merecer e ter”. (Guimarães Rosa).

É isso! Um beijo e um ótimo final de semana para todos!
Quem quiser deixar suas dicas aqui nos comentários, VOU ADORAR!

Inté!

18 outubro, 2011

MAIS GENTILEZA, POR FAVOR!

Outro dia – numa roda de amigos – surgiu um assunto que me fez pensar: já repararam que nesses tempos modernos, deixamos a gentileza de lado e nos desculpamos pelos maus modos, colocando a culpa no estresse? Pode ser uma resposta atravessada por conta do trânsito caótico. Pode ser o prazo curto. A falta de dinheiro. A falta de tempo. A falta de saúde. A falta de graça na vida. Os motivos são muitos e não param. Mas será que – em nome das nossas “faltas” – temos o direito de sermos MENOS humanos? Onde foi parar a delicadeza, a gentileza, a educação e o respeito? Onde foi parar o que nós SOMOS?
Desculpe-me, mas é difícil responder. Estamos tão individualistas que mal percebemos o outro. Eu, pessoalmente, acho uma falta de inteligência privilegiar apenas o SABER e não valorizar quem tem uma visão generosa do mundo. Para mim, a combinação dos dois – conhecimento e sensibilidade – são um prato cheio para vivermos melhor. E crescermos tanto pessoal, quanto profissionalmente.
Infelizmente, não é isso que vemos por aí. O respeito parece ter saído de moda. Gentileza, então, virou gíria das nossas avós. Nada de “bom dia”, “boa tarde”, nem um olhar que te perceba como indivíduo.
Importante esclarecer: não gosto de generalizar. Conheço pessoas que – no meio do salve-se quem puder! – continuam a ser PESSOAS.  Enxergam, em seus olhos, o outro. Oferecem – sem o menor constrangimento – um abraço sincero. Uma ajuda inesperada. Um elogio. Um silêncio na hora certa.
Isso, para mim, não é frescura. É apenas a boa e velha educação pedindo passagem... Implorando para não ser esquecida, dentro do carro, na hora do rush.
Claro que não é preciso dizer “obrigada!” a cada minuto. Mas antes uma palavra doce do que deixar nosso lado brucutu (acredite, todo mundo tem um!) falar mais alto e acabar com a CORDIALIDADE que ainda nos resta.
Você acha esse papo ultrapassado? Chegou, então, a hora de me desculpar. DE NOVO.
Sei que pode parecer ingenuidade minha, mas eu continuo com fé no ser humano. (E em mim). Acho que a pessoa que desenvolve sua sensibilidade para perceber o outro (seja no trabalho, em casa, na rua ou na fazenda), só tem a ganhar. Uma promoção. Um trabalho melhor. Um amigo de verdade. Um dia mais feliz. Ou apenas um sorriso que – a meu entender – já vale o esforço.
Por isso, venho escrever esse texto para tirar meu nó da garganta e alertar aos que ainda sabem ouvir: o mundo precisa de mais gentileza. E menos – muito menos! – cara amarrada.


(Fernanda Mello)


E hoje, para inaugurar minha parceria com a Nutricêutica, eu apresento o FERNANDICAS! Toda terça e sexta-feira, estarei aqui no blog dando dicas de coisas bacanas (para o corpo e alma). Vamos lá?


- Para a alma: 

Indico o livro “A arte de ser leve” da jornalista mineira Leila Ferreira. No livro, ela escreve: “Quando a gentileza passa a ser o caminho natural, as coisas fluem”. Precisa dizer mais?

- Para o corpo (ou nesse caso, o rosto):


Li na revista Bons Fluídos como fazer uma máscara descongestionante. Como ganhei o chá verde da Nutricêutica (e adoro receitinhas naturais), resolvi experimentar. Primeiro, é só juntar 2 colheres (sopa) de aveia, 1 colher média de mel e 1 xícara de chá verde bem concentrado (coloquei 2 saquinhos). Depois, mexa bem e deixe descansar por 5 minutos. Aplique em todo o rosto, inclusive ao redor dos olhos, e deixe agir por 15 minutos. Em seguida, retire com uma espátula (ou um desses palitos de picolé), raspando suavemente a pele. Lave o rosto com água corrente. Finalize aplicando, em todo o rosto, um algodão embebido no chá verde morno – ele é desintoxicante e funciona como um ótimo tônico. Delícia!

- Para ouvir alto:

Novo CD do Lô Borges “Horizonte Vertical”, que conta com as participações de Samuel Rosa, Milton Nascimento, Fernanda Takai. Minhas preferidas: as faixas “On Venus” e “Horizonte Vertical” (que dá nome ao disco). Para assistir ao teaser no youtube, acesse: http://www.youtube.com/watch?v=DE3fCGXUuiA. Lindo!

- Para anotar no caderninho:

“É impolido dar-se ares de importância. É ridículo levar-se a sério. Não ter humor é não ter humildade, é não ter lucidez, é não ter leveza, é ser demasiado cheio de si, é estar demasiado enganado acerca de si. (André Comte-Sponville, filósofo francês).

14 outubro, 2011


PS: Página arrancada do meu livro Princesa de Rua. Quem quiser comprá-lo, só enviar email para fernandamello2006@gmail.com. Valor: 35,00. Frete para todo Brasil por carta registrada: 6,50.

... E vamos comemorar a nossa insistência SEMPRE! :)